SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Esfiha de Carne

21 Oct 2016

A foto é bem antiga, por isso a qualidade não é tão boa, mas eu tenho tanto carinho por essa receita que decidi postar mesmo assim. Sempre adorei as famosas esfihas abertas e morria de curiosidade de saber os segredinhos dela pois nunca ficavam iguais quando eu tentava fazer em casa. 

 

A esfiha é um prato que tipicamente árabe, que surgiu na Síria e foi difundida pelo Líbano, países de língua árabe até ganhar o mundo. As receitas típicas são iguais para os formatos aberto ou fechado, só muda o jeitinho de finalizar mesmo.

 

Os ingredientes são basicamente os mesmos com que se faz um pão, mas cada região foi acrescentando algo tipo local e a massa acabou mudando ao longo do tempo.

Os recheios podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo ou verduras. Depois de pronta ela é levada para o forno, e pronto.

 

Esses são os pontos básicos para fazer uma esfiha, mas e aqueles toques especiais que falei no começo? Pois bem, uma coisa que mudou minha receita completamente foi acrescentar um pouco de fubá na massa. Isso mesmo, fubá. Assim que descobri que ia esse ingrediente nas esfihas, testei e deu super certo. O ingrediente especial é esse, os outros toques são no modo de preparo que te conto abaixo.

INGREDIENTES:

 

400 gr de farinha de trigo

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de fubá

1 ovo
150 ml de água morno
150 ml de leite morno
1 colher de sopa de fermento
50 ml de óleo

400 gr de carne moída

1/2 cebola

Cominho

1 tomate picado

Salsinha

Azeite

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeiro misture em uma tigela o fermento, a água, o leite, sal, açúcar e a manteiga. Depois de tudo misturado, acrescente a farinha, o fubá e o ovo. Mexa muito bem até todos os ingredientes estarem incorporados e dar o ponto correto da massa. 

Junte o óleo para que a massa comece a desgrudar do fundo da tigela. 

Agora vem outro ponto importante, polvilhe fubá, ao invés da tradicional farinha de trigo, em uma assadeira para acomodar as esfihas para irem ao forno.

Faça bolinhas médias e deixe-as descansando até dobrarem de tamanho. 

Enquanto isso faça o recheio. Refogue a cebola e o tomate em um fio de azeite, acrescente a carne moída até refogar por completo. Tempere com sal e cominho a seu gosto e finalize com a salsinha.

Abra a massa formando um círculo na mão, acrescente o recheio e dê uma leve fechada nas bordinhas, enrole a massa para dentro para formar a borda.

Leve para o forno em fogo alto e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

15 esfihas

 

DICAS:

 

Teste outros recheios como milho com catupiry, peperoni com queijo, ricota com tomate seco, enfim, seja criativo, essa massa é deliciosa e qualquer recheio ficará especial.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo