SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Carne Imperial com Arroz Jasmim

18 Oct 2016

Sempre fui fã de temperos orientais como óleo de gergelim e shoyu, então quando conheci essa receita cai de amores e desde então faço constantemente quando quero algo com sabor oriental!

 

A culinária japonesa é fascinante e até hoje só conheci uma pessoa que não gosta dos pratos gelados, como sashimi e sushi. EU! :)

Pois é, incrivelmente estranho e sem lógica, mas eu realmente não gosto da parte fria dessa culinária. Todas as pessoas que conheço e que já conheci na vida e por algum motivo falei disso, se chocaram e disseram amar tal comida. Então ouso dizer que talvez um dia eu aprenda a comer, da forma correta, com o ingrediente correto, temperatura correta, enfim, tenho certeza que em algum momento vou me render!

 

Agora, isso é só uma partinha pequena da culinária japonesa e vou dizer, o restante, digamos, os pratos quentes, muito me agrada. Puxa sou apaixonada por quase todas as preparações quentes que utilizam temperos marcantes e ao mesmo tempo suaves, como curry, shoyu e óleo de gergelim. 

Meu prato preferido sempre foi carne ao molho curry, o que eles chama de karê. Basicamente um cozido de legumes e carne com o tempero curry, com uma forma de preparação específica, detalhes que já expliquei nesse post aqui

 

E de uns tempos pra cá, a carne imperial começou a ganhar espaço no meu coração e tem sido o segundo prato oriental preferido daqui de casa. O Nikujaga, ou carne com batata, é um prato bastante típico no Japão e tem sua origem por volta de 1895, durante o Período Meiji. A receita foi criada pela Marinha Imperial Japonesa a pedido de um dos almirantes. O pedido foi feito pois eles iriam servir a Marinha Real Britânica e gostariam de promover a cidade de Maizuru, Kyoto, e também a própria culinária e ingredientes locais.

 

Nikujaga significa literalmente carne com batata e é um prato feito de forma simples, mas com uma combinação rica de ingredientes que dá um sabor típico e muito especial. É servido com arroz japonês, mas eu substituo e faço com o arroz jasmim, ou thai. O aroma e sabor do jasmim contrastam mas ao mesmo tempo complementam o sabor da carne.

INGREDIENTES:

 

500 gr de filé mignon

1 xícara de shoyu

2 dentes de alho

100 ml de água

2 colheres de sopa de amido de milho

2 batatas

1 cebola

3 talos de cebolinha

1 colher de sopa de óleo de gergelim

Azeite

1 xícara de arroz jasmim

 

MODO DE PREPARO:

 

Para o arroz, não tem segredo, o tempo e forma de preparo é o mesmo que o comum. Basta refogar um pouquinho do tempero de sua preferência (normalmente cebola e alho), refogar o arroz, cobrir com o dobro de água e aguardar o cozimento. Reserve.

Cozinhe as batatas até que fiquem um ponto antes de totalmente moles, elas devem estar firmes ainda, corte em palitos e reserve.

Em uma panela grande, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola picados. Adicione o filé cortado em tirinhas e frite bem. Caso solte um pouco de água da carne, vá retirando com uma concha e jogando fora para que ela fique totalmente frita.

Adicione o shoyu, a água e o amido e misture muito bem. O amido servirá para dar uma engrossada no caldo. Junte a batata pré cozida e deixe ferver para engrossar mais ainda o caldo.

Ao final, acrescente a cebolinha picada e o óleo de gergelim, desligue o fogo e sirva com o arroz.

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

Você pode preparar a receita e servir com o arroz comum, mas se quiser um toque especial, teste o jasmim!

Se tiver outra carne em casa, ou mesmo frango, pode utilizar! Fica uma delícia e bem mais em conta.

Sirva em uma tigelinha, dessas japonesas, a apresentação fica incrível e tipicamente oriental.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo