SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Bruschettas

7 Oct 2016

Sorriam, hoje é o Dia Mundial do Sorriso :) 

Tem coisa melhor nesse mundo que comer bem? Então vamos lá para mais uma sexta-feira especial, cheia de alegria!

 

O dia acordou meio friozinho aqui na minha terra e então decidi optar por um aperitivo que vai super bem com um vinho para a gente se esquentar no happy hour de mais tarde.

As famosas e tradicionais Bruschettas! Essa versão é uma quase clássica. E digo clássica pois temos inúmeras formas de preparar essa delícia italiana. E quase clássica pois nessa versão acrescento o queijo parmesão além do tomate para dar aquele toque incrivelmente especial. 

 

Pois bem, a Bruschetta é uma entrada bem simples e muito tradicional na Itália, tendo como berço a região de Abruzzo e Lázio. no centro do país. 

Seu nome original, Bruscatto, significa tostado em italiano e seu surgiu se deu com os camponeses da região que precisavam aproveitar os pães amanhecidos e decidiram banhá-los em azeite e colocá-los na brasa e após o pão ficar tostado e mais durinho, passavam um dente de alho para deixá-lo com mais sabor.

 

O costume acabou virando uma tradição local e com o tempo foi se espalhando até que muito tempo depois o tomate, advindo das Américas, tomou conta da culinária italiana e juntamente com o manjericão formou a dupla perfeita que passou a ser utilizada em diversas preparações clássicas italianas, incluindo a bruschetta.

 

Hoje a gente encontra diversas coberturas para as Bruchettas italianas, mas a versão clássica mesmo é a que leva tomate e manjericão picados. Eu mudo um pouquinho e acrescento o queijo parmesão e não pico o manjericão, coloco as folhas por cima. Acho que fica super bonito para servir de entrada com essa apresentação além de ficar muito, mas muito gostoso.

INGREDIENTES:

 

10 fatias de pão italiano 

3 dentes de alho 

4 tomates

200 gr de queijo parmesão ralado

Azeite

Sal 

Pimenta moída

Manjericão

 

MODO DE PREPARO:

 

Você pode comprar o pão italiano já fatiado ou pode fazer isso em casa. Se o pão for amanhecido, melhor ainda e mais clássica sua preparação.

Deixe os tomates bem picadinhos, em cubinhos pequenos e tempere com azeite, sal e pimenta moída.

Besunte as fatias do pão com azeite e coloque em uma assadeira no forno com o fogo alto. Você vai deixar pouco tempo, coisa de 5 minutos ou até que a casca esteja dura e o miolo mais úmido. 

Retire do forno e esfregue os dentes de alho descascados e levemente esmagados por cima de cada fatia de pão. 

Acrescente a mistura dos tomates picados, cubra com o queijo parmesão ralado e volte ao forno apenas até que o queijo derreta por completo.

Decore com algumas folhas de manjericão e sirva!

 

RENDIMENTO:

 

10 bruschettas

 

DICAS:

 

Não precisa economizar no alho ok? Ele é essencial para o gosto tradicional das Bruschettas.

Você pode fazer com qualquer outro pão, é verdade. Se tiver algum pão amanhecido e quiser testar a receita, vai ficar uma delícia também ok? Pode tentar. Mas é claro que a receita fica perfeita e clássica com o italiano mesmo.

Pode usar sua criatividade e cobrir com o que desejar! Mas primeiro faça essa versão, fica crocante e deliciosa.

 

 

 

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo