Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Pizza na Massa Folhada

5 Oct 2016

Para quem acompanha as receitas aqui no blog, já deve ter ficado muito claro que eu sou uma apaixonada por Pizzas né? 

Eu gosto delas nas versões gordinhas, levinhas, finas e crocantes, grossas e massudas, com massa de trigo, massa de pão sírio.. a verdade é que eu amo pizzas e como de todos os jeitos possíveis!

 

Sempre que posso testo alguma forma nova de fazer essa esse prato clássico da Itália e dessa vez quis inventar de usar massa folhada pra fazer essa delícia. Não consigo descrever o quanto ficou maravilhoso, as folhas da massa ficaram crocantes e fininhas e a pizza ficou levinha, perfeita pra ser servida como aperitivo. 

 

Usei massa folhada para fazer a base da pizza, o que deu uma consistência super leve e ao mesmo tempo crocante, bem característico desse tipo de massa mesmo. A receita é bastante simples e a preparação em si, depois que a massa estiver pronta, é muito rápida!

 

Como sempre, você pode encurtar o trabalho e tem a opção de comprar a massa folhada pronta. Consistência, sabor e apresentação ficará igual! Mas se você adorar cozinhar uma massa em casa, vai adorar prepará-la!

INGREDIENTES DA MASSA FOLHADA:

 

500 gr de farinha de trigo

500 gr de manteiga

1 xícara de água fria

Sal

 

MODO DE PREPARO DA MASSA FOLHADA:

 

Coloque a farinha e o sal em uma tigela grande e abra um buraco no meio. Vá colocando a água fria no centro e com as mãos vá misturando a farinha em movimentos circulares até virar uma massa.

Enfarinhe uma superfície lisa e coloque a massa, estendendo com um rolo.

A manteiga deve estar em temperatura ambiente para você utilizar ok? Corte-a em cubos médios e coloque 3 pedações da manteiga, dobrando a massa e estendendo com o rolo até ficar lisa e totalmente uniforme. Reserve a massa na geladeira por 30 minutos. E agora vem a parte importante, você deve repetir o passo acima mais 3 vezes, ou seja, retirar a massa da geladeira, abrir, colocar manteiga, dobrar, esticar e voltar para a geladeira por 30 minutos. 

Depois das repetições, sua massa folhada estará pronta para o uso.

 

RENDIMENTO:

 

500 gr de massa folhada

 

INGREDIENTES DO RECHEIO:

 

Molho de tomate

Tomate

Azeitonas pretas

Manjericão

Queijo parmesão ralado

 

MODO DE PREPARO DA PIZZA:

 

Você pode montar sua pizza no formato que desejar, redonda, quadrada, grande ou pequena. Basta abrir a massa com um bastão ou garrafa mesmo até chegar no formato e tamanho desejados. O que dá aquela consistência mais alta da massa folhada é justamente a sobreposição de uma folha sobre a outra, ou seja, você até pode fazer a pizza com uma folha só, vai ficar uma delícia, mas não vai dar aquele efeito que conhecemos da massa folhada. Duas folhas já dá o efeito, então abra a massa e corte no formato que desejar duas folhas iguais e coloque uma em cima da outra. Coloque a massa em uma assadeira com papel manteiga untado com manteiga. 

 

Agora é só rechear a pizza, passando primeiro o molho de tomate e cobrindo com tomate, azeitonas pretas e queijo parmesão. Leve para o forno por aproximadamente 15 minutos ou até dourar e finalize com as folhinhas de manjericão!

 

DICAS:

 

Você pode mudar o recheio e servir com o que sua imaginação mandar, cheddar e bacon, queijo e presunto, ou o que desejar!