SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Homus de Beterraba

26 Sep 2016

Ta aí uma receita que eu jamais achei que fosse postar por aqui, o Homus. 

O Homus, ou Hummus em inglês, é uma pasta feita basicamente de grão de bico e de tahine, que é uma pasta de gergelim, milenar originária no Oriente Médio. 

 

Eu já tinha experimentado diversas receitas de Homus e nenhuma delas tinha me agradado a ponto de preparar. Até que uma amiga muito querida e amada me apresentou pra essa coisa mais linda do mundo, o Homus de Beterraba. Essa versão ganhou o meu coração e entrou pro cardápio de casa.

 

Obviamente a primeira coisa que chamou minha atenção foi a cor. Achei incrível chegar em uma cor tão vibrante e linda e tão diferente daquele bege amarronzado bem feinho da receita tradicional. Imediatamente já pensei nas infinitas possibilidades de servir aperitivos e pães utilizando a pasta cor de rosa!

 

Como disse, a receita do Homus é milenar, sendo que essa famosa pasta foi citada até mesmo por Sócrates e Platão, 400 a.C.! Mas reza a lenda que a receita é atribuída à um sultão e que a versão original é guardada em segredo até os dias de hoje pelos seus descendentes, que dizem que a versão que conhecemos é apena uma imitação da pasta produzida ao governante.

 

O mais bacana dessa receita é que ela tem poucas calorias, é simples e rico em fibras e ácido fólico, que ajudam na redução do colesterol e no funcionamento do intestino. Pra ajudar, a beterraba entra na receita deixando a preparação linda e acrescentando a substância betalaína, um antioxidante natural que fortalece nosso sistema.

INGREDIENTES:

 

200 gr de grão de bico cozido

250 gr de beterraba cozida

1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)

50 gr de iogurte desnatado

1 dente de alho amassado

50 ml de suco de limão

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeiro mergulhe a beterraba em água fervendo por um minuto, deixe esfriar e descasque.

Em um liquidificador você deve colocar a beterraba cozida e cortada, acrescentar o grão de bico cozido, o tahine, o alho, iogurte e o suco de limão e deverá bater até formar uma pasta homogênea.

 

RENDIMENTO:

 

250 gr de Homus

 

DICAS:

 

Você pode servir o Homus de Beterraba com um pão sírio, com torradinhas ou com tapioca, como eu fiz! 

Se quiser, pode fazer o tahine em casa, mas como dá um pouco de trabalho e você vai utilizar pouca coisa, é mais fácil comprar pronto.