SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Vol au Vent de Patê de Azeitonas Pretas

23 Sep 2016

O dia mais lindo da semana começou ensolarado e animado por aqui! Mantendo a tradição dos aperitivos de sexta-feira, dessa vez decidi fazer uma coisa um pouco mais fina.

E olha que eu amo comidinhas de boteco, friturinhas e tudo mais. Mas hoje fiquei com vontade de fazer algo um pouco mais refinado pra gente poder servir de aperitivo em encontros com amigos e até festinhas.

 

Essa coisinha linda aí de cima é um Vol au Vent. O nome parece complicado mas te garanto que a preparação é incrivelmente simples. Como o nome sugere, ele é um clássico na França e a tradução significa "vôo ao vento". O motivo é que ele é tem como base a massa folhada, fininha e leve como o vento! Lindinho né?

 

O Vol au Vent então é basicamente um aperitivo feito de massa folhada em formato de caixinhas ou bolinhas sempre com um buraco no meio para algum tipo de recheio cremoso.

 

Apesar da fama e do nome serem franceses, a criação dessa iguaria foi feita na Itália! É uma criação italiana e foi introduzida na França no casamento de Maria de Médicis e Henrique IV, no final do século XVI.

 

Maria de Médicis tinha origem florentina e como um dos dotes de seu casamento, leva para a França cozinheiros da Itália, que produzem, e com isso introduzem no país, alguns pratos como o Riz de Veau, Creme Frangipane e o Vol au Vent

 

De origem florentina, Maria de Médicis leva como dote para a França cozinheiros da Itália e introduz vários pratos, como o Riz de Veau, Creme Frangipane e o Vol au Vent, chamado de foggia turquesa di sfoglia na Itália. 

Os franceses aprimoraram a forma de fazer e os recheios e a receita acabou virando um clássico tipo como francês.

 

A preparação é tão simples que quase não dá para acreditar no resultado incrível. Perfeito para uma reunião, um jantar ou uma festa de aniversário!

INGREDIENTES DA MASSA FOLHADA:

 

500 gr de farinha de trigo

500 gr de manteiga

1 xícara de água fria

Sal

 

MODO DE PREPARO DA MASSA FOLHADA:

 

Coloque a farinha e o sal em uma tigela grande e abra um buraco no meio. Vá colocando a água fria no centro e com as mãos vá misturando a farinha em movimentos circulares até virar uma massa.

Enfarinhe uma superfície lisa e coloque a massa, estendendo com um rolo.

A manteiga deve estar em temperatura ambiente para você utilizar ok? Corte-a em cubos médios e coloque 3 pedações da manteiga, dobrando a massa e estendendo com o rolo até ficar lisa e totalmente uniforme. Reserve a massa na geladeira por 30 minutos. E agora vem a parte importante, você deve repetir o passo acima mais 3 vezes, ou seja, retirar a massa da geladeira, abrir, colocar manteiga, dobrar, esticar e voltar para a geladeira por 30 minutos. 

Depois das repetições, sua massa folhada estará pronta para o uso.

 

RENDIMENTO:

 

500 gr de massa folhada

 

INGREDIENTES DO RECHEIO DE PATÊ DE AZEITONAS PRETAS:

 

20 azeitonas pretas

4 colheres de requeijão cremoso ou cream cheese

1 dente de alho

1 colher de sopa de azeite

Cheiro verde

 

MODO DE PREPARO DO VOL AU VENT COM PATÊ:

 

Para o patê, basta bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e reservar.

Forre uma assadeira com papel manteiga untado com manteiga e ligue o forno à 200ºC enquanto prepara o aperitivo.

Vamos precisar cortar a massa folhada em tamanhos iguais, se não tiver um molde, pode utilizar qualquer coisa redonda ou quadrada como molde, vai do seu gosto. Corte quatro fatias da massa folhada no formato que desejar e faça um buraco no meio de três delas. Você pode utilizar um molde menor ou fazer o buraco com uma faca mesmo. 

Coloque a fatia inteira na assadeira, passe um pouco de gema de ovo, coloque uma da fatias com o buraco, passe gema de ovo, segunda fatia e gema de ovo e terceira fatia e gema de ovo. Vai ficar uma base e as três fatias em cima, todas com um buraco no meio para o recheio posterior.

Dê uma leve furada na base e leve para assar por 10 minutos ou até dourarem. Retire, coloque o recheio do patê de azeitonas pretas, enfeite como desejar e pronto!

 

DICAS:

 

Se não tiver muito tempo, pode comprar a massa folhada pronta. Vende em qualquer mercado e também é ótima para o preparo de seu Vol au Vent!

Você pode rechear com o que quiser, cogumelos, camarões, alho poró, ou o que sua imaginação mandar. O importante é que o recheio seja cremoso!