SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Brioche de Chocolate

19 Sep 2016

Você já experimentou o Brioche? Esse famoso pão originário da França faz bastante sucesso aqui no Brasil, sendo encontrado em padarias e supermercados sempre com um precinho bem salgado. O Brioche é feito com muita manteiga e é por isso que o preço dele é maior que os pães tradicionais.

 

O Brioche é feito basicamente da mesma forma que um pão, com a diferença de que possui um aspecto mais rico por conter uma quantidade maior de ovos, manteiga e algum líquido, normalmente o leite mas podendo ser água ou um creme.

Na França ele é comido principalmente no café da manhã ou em lanches, em especial em sua versão tradicional, mas também é comercializado de diversas formas, com diversos recheios e coberturas diferentes.

 

Que o pão é famoso por lá não é novidade, mas você sabia que ele é servido no mês de julho, em especial no dia 14, em praticamente todos os restaurantes da França?

Pois é, a ideia é relembrar a tomada da Bastilha pelo povo, que se deu em 14 de julho de 1789. 

A história que envolve a relação do Brioche com a tomada da Bastilha não é real ok? Mas é tão interessante e disseminada no mundo há tanto tempo que acabou virando uma lenda dessas que a gente adora conhecer.

 

Pois bem, a história conta que Maria Antonieta, mulher de Luís XVI, disse a seguinte pérola antes de ter sua cabeça decepada pela guilhotina durante a Revolução Francesa, respondendo à multidão que reclamava e pedia comida: "Se não tem pão, que comam brioches". 

A verdade é que o deboche da nobreza em relação ao povo já ocorria há muito tempo e esse tipo de ironia, dizendo que deveriam comer Brioches, já havia sido dito por outras mulheres ligadas à realeza.

 

Fato é que, a frase de fato foi dita em algum momento da história e o deboche acabou virando contra a nobreza. Por isso é que o Brioche, tão caro e apreciado pela realeza, passou a servido todo dia 14 de julho após a tomada da Bastilha pelo povo.

 

Outro fato interessante é que a frase ficou tão ligada à Maria Antonieta que a versão tradicional do Brioche, lá chamado de brioche à tête (brioche de cabeça) é feito com uma bolinha menor em cima de uma bolinha maior, fazendo alusão ao destino cruel da guilhotina.

INGREDIENTES:

 

1 kg de farinha de trigo

40 gr de fermento biológico

160 gr de açúcar

240 gr de ovos

10 gr de sal

400 ml de leite

200 gr de manteiga

200 gr de gotas de chocolate forneável

 

MODO DE PREPARO:

 

Em um recipiente, despeje quase que a quantidade inteira de farinha, deixando um pouco para acerto de ponto e para enfarinhar a bancada. Faça um buraco no meio e jogue o fermento esfarelado, o açúcar, os ovos e o sal.

Misture os ingredientes e comece a adicionar o leite aos poucos, até que a massa fique homogênea. Agora junte a manteiga e misture completamente. Você precisa ir quebrando (abrindo e esticando) a massa para incorporar toda a manteiga.

Quando estiver lisa, faça uma bola, cubra com plástico encostado à massa e deixe descansar até dobrar de volume.

Coloque as gotas de chocolate e vá misturando até que todas se incorporem na massa. Separe bolinhas e modele seu brioche no formato redondo. Deixe descansar novamente até dobrar de volume.

Pincele gema de ovo por cima e leve para o forno pré aquecido a 180º C até que fiquem dourados.

 

RENDIMENTO:

 

50 brioches

 

DICAS:

 

O uso de chocolate forneável é indicado pois os brioches ficarão um bom tempo no forno, aproximadamente 25 a 30 minutos, e o chocolate comum não resiste tanto tempo, provavelmente queimará. Mas é claro, você pode utilizar o chocolate normal se não achar o forneável e nesse caso, coloque o chocolate mais no meio das bolinhas, não deixe-os aparente para fora para evitar queimar.

Use sempre a parte de cima do forno o? Isso vai evitar que seu brioche queime embaixo. 

Please reload

Categorias