SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Picadinho de Filé Mignon com Farofa de Banana e Bacon

14 Sep 2016

Todo mundo já fez um Picadinho usando o restinho de uma carne que tinha em casa, fala a verdade?

E olha, vou dizer que apesar de ser um prato simples, eu adoro e sempre faço por aqui.

 

Nessa receita o Picadinho é feito com Filé Mignon e é preparado com ingredientes especiais, como o Molho Inglês e o Molho Demi-Glace, que fazem toda a diferença no sabor final do prato. Além disso ele é acompanhado de uma farofa perfeita que fica crocante e muito saborosa.

 

Se você for daquelas pessoas que adora fazer seus próprios cortes em casa (eu acho super bacana e você economiza muito!) vai adorar essa receita pois poderá utilizar aqueles pedaços do filé mignon que acabam sendo retiradas nos cortes mais finos. 

Da peça inteira de filé mignon você pode retirar diferentes tipos de cortes, que serão utilizados em preparações mais nobres ou em preparações mais simples, dependendo do local de corte. 

 

Das partes mais nobres você poderá retirar o chateaubriand, escalope, medalhão e tornedor. E é com o que sobrar, ou seja, a parte final e mais fina do filé e o cordão, que você poderá preparar o picadinho. O cordão é a parte que mais contém gordura, limpe o máximo possível para fazer sua preparação. O final do filé tem o mesmo sabor, com a única diferença de sem menor e mais fininho, por isso não conseguimos retirar os cortes mais grossos.

 

Obviamente você pode fazer a receita com outro tipo de carne mais simples, mas a ideia aqui é fazer uma releitura e deixar o prato mais refinado, podendo ser servido tranquilamente em um jantar. Juro, o sabor fica extremamente fino, só provando para entender.

INGREDIENTES:

 

250 gr de filé mignon em cubos

100 gr de manteiga

1/2 cebola

2 dentes de alho

1 tomate

100 ml de vinho tinto

30 ml de molho inglês

600 ml de Molho Demi-Glace 

100 gr de farinha de mandioca

1 unidade de banana da terra

30 gr de bacon

Sal 

Pimenta do reino

 

MODO DE PREPARO DO PICADINHO:

 

Com um pouco da manteiga, sele o filé mignon aos poucos e reserve. Na mesma panela refogue o alho e a cebola, adicione o filé mignon já selado e use o vinho tinto para retirar a gordura que ficou grudada no momento da selagem. 

Adicione o tomate picadinho, o molho inglês e o molho demi-glace. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos até que a carne esteja totalmente cozida, tempere com sal e pimenta e está pronto!

 

MODO DE PREPARO DA FAROFA:

 

Corte a banana em rodelas e o bacon em quadradinhos. Grelhe a banana com um pouquinho de manteiga e reserve. Agora grelhe o bacon até que fique crocante e reserve.

Coloque o restante da manteiga, refogue a farinha de mandioca até que fique crocante, adicione sal e pimenta, desligue e acrescente a banana e o bacon, misturando tudo.

 

RENDIMENTO:

 

1 porção.

 

DICAS:

 

Sempre que for selar alguma carne, coloque pouca quantidade de manteiga e a própria carne em pequenas quantidades, vá selando e reservando. Isso garante a selagem perfeita e evita que junte muita água na panela e a carne não comece a cozinhar.

Para a banana também coloque pouca quantidade de manteiga, ela precisa ficar parecida com um chips e não cozinhar.

O Molho Demi-Glace pode ser preparado em casa, mas dá um pouco de trabalho pois é necessário preparar um fundo escuro (com ossos e carne) e também um molho espanhol (com legumes, extrato de tomate) para poder fazer o Demi-Glace. Fora isso tem os tempos de preparo de cada um deles, que precisa ser demorado para que o sabor fique acentuado. Nunca fica igual o que fazemos em casa, mas quando não tiver o tempo disponível, pode utilizar o comprado que seu picadinho ficará igualmente delicioso.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo