SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Chateaubriand ao Vinho Tinto

13 Sep 2016

Confesso que não costumo testar muitas receitas com carnes. Sou completamente apaixonada por elas e me arrisco em diversos pratos, mas para preparações um pouco mais complexas acabo deixando o trabalho para meu namorado :)

 

Hoje vim aqui postar uma receita que sempre achei difícil e nunca tinha tentado fazer em casa. Ontem tive a oportunidade de aprender a tal preparação no curso que estou fazendo. 

Durante o preparo fiquei bem atenta às explicações e demais preparações e passarei aqui a forma prática e correta de fazer essa delícia!

 

Bom, primeiro vamos ao nome do prato. Chateaubriand é um tipo de corte muito tradicional e extremamente elitizado até alguns anos atrás. 

Do Filé Mignon podemos retirar diversos cortes tradicionais como o escalope, medalhão, tornedor e o chateaubriand. 

O corte Chateaubriand é um dos mais nobres feitos no Filé Mignon e é caracterizado por ser uma porção muito generosa de 400 gramas e sem nenhuma gordura.

 

Não existe uma precisão quanto sua origem, mas ao que tudo indica nasceu na França em homenagem ao diplomata e escritor François René Auguste de Chateaubriand, conhecido como Visconde de Chateuabriand, um dos grandes nomes da literatura romântica europeia.

 

A ideia é que a carne seja a estrela do prato e por isso você pode servi-lo com um acompanhamento mais simples, como purê de batatas ou legumes salteados. Sempre separados ok? Deixe o filé brilhar no seu prato!

INGREDIENTES:

 

400 gr de filé mignon

200 ml de vinho tinto seco

Alecrim

Tomilho

Louro

Sal grosso

Pimenta do reino

Azeite

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeiro vamos fazer um sal aromático para que o tempero fique mais saboroso. Misture o alecrim, tomilho, louro, pimenta do reino e sal grosso e bata no processador ou liquidificador até que tudo vire um pó médio. Observe que não coloquei as medidas pois depende do seu gosto pessoal, mas não precisa ser muito ok? O suficiente para salpicar e  temperar a quantidade de carne que está preparando.

Tempere a carne salpicando o sal aromático e coloque o Chateaubriand em um recipiente com o vinho dentro. Deixe reservado no vinho por uns 20 minutos.

Em uma frigideira coloque um fio de azeite e sele as carnes de todos os lados e reserve.

Diminua o fogo e nessa mesma frigideira coloque o vinho e esfregue o fundo para retirar toda a gordura que a carne soltou para incorporar o sabor ao seu molho. Deixe no fogo até reduzir à metade.

Enquanto isso, coloque a carne em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve para assar por aproximadamente 25 minutos.

Retire e sirva com o molho por cima.

 

RENDIMENTO:

 

1 porção

 

DICAS:

 

A forma clássica indica que você sirva o filé inteiro e em pé, como na foto. Para que a carne fique no formato certinho, passe barbante enrolando e formatando para que fique cilíndrico antes de levar para selar na frigideira. Pode deixar o barbante no forno também e só retire no momento de servir.

Se quiser um molho com mais gosto de carne, acrescente 100 ml de caldo de carne no momento de reduzir o molho junto com o vinho.

Cuidado com o tempero da carne! Utilize o sal aromático para dar sabor à carne, mas não exagere para não salgar o molho.