SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Frango a Passarinho

2 Sep 2016

Mais uma sexta-feira linda e ensolarada chegando! Dia perfeito para um petisco mais tarde, não? Mantendo a ideia de sempre postar coisas simples e deliciosas para um happy hour de sexta, dou a sugestão de um belo Frango a Passarinho pra hoje!

 

Sempre adorei esse aperitivo, como ele desde pequena em festas daquelas bem regionais, que servem macarrão, frango a passarinho e polenta frita, sabe?

De uns tempos pra cá meus pais começaram a fazer essa delicia em casa também e eu comecei a achar o sabor melhor ainda!

 

E essa semana foi a minha vez de aprender a fazer os franguinhos em casa. Aprendi no curso que estou fazendo no Senac. Como é bom se encantar com novas ideias, com novas pessoas e poder interagir e aprender com cada um. Estou amando o curso e realmente não tem nada melhor nessa vida que ser um eterno aprendiz!

 

Sobre o Frango a Passarinho, é um prato tipicamente brasileiro, em especial da região Sudeste e até onde se sabe, surgiu no Rio de Janeiro, como aperitivo mesmo. O frango é cortado em pedaços pequenos, o que acaba deixando cada parte parecendo um pássaro, por isso o nome.

Em restaurantes tradicionais o frango é cortado em exatos 22 pedaços e são fritos em óleo quente, sob imersão.

 

Aí vem a pergunta: se come com a mão ou com talher? Bom, apesar do Frango a Passarinho ser um prato do Sudeste, ele é servido e comparado com o Galeto, prato típico do Sul do Brasil e por lá o costume é se comer com a mão. Claro, em restaurantes mais sofisticados você vai ter o garfo e a faca, mas em lugares típicos e tradicionais, vai comer com a mão. Seguindo essa ideia, melhor comer o Frango a Passarinho com a mão mesmo! É mais fácil e muito mais gostoso, não é?

 INGREDIENTES:

 

1 frango

1 limão

6 dentes de alho

20 gr de manteiga

Azeite

7 gr de páprica

Sal

Pimenta do reino

2 litros de óleo

Salsinha picada

 

MODO DE PREPARO:

 

Bom, você pode se arriscar a cortar o frango em casa, não é nada difícil e bem mais barato. Se for cortar em casa, basta corta-lo nas juntas primeiro e depois em pedaços menores. Ou então comprar partes menores, já cortadas.

No liquidificador, misture o azeite, manteiga, 2 dentes de alho, sal, suco do limão, páprica e pimenta do reino até obter a consistência de pasta.

Esfregue as partes do frango nessa pasta, deixando-os bem cobertos por essa mistura. Coloque em um recipiente e leve para a geladeira por 40 minutos para pegar sabor.

Enquanto espera, corte os 4 dentes de alho restantes em lâmina, no sentido do comprimento e frite até dourar com um fio de azeite na frigideira. Seque com papel toalha e reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo e frite o frango a passarinho. 

Sirva os pedaços de frango fritos com o alho laminado por cima e salpique um pouco da salsinha para finalizar.

 

RENDIMENTO:

 

1 porção

 

DICAS:

 

Espere o óleo ficar muito quente para começar a fritura. 

Deixe o franguinho fritando por bastante tempo. É a fritura em imersão, fogo brando e mais demorada que vai garantir que ele fique crocante, totalmente frito e sem nenhuma parte crua.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo