Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Pastel de Forno

31 Aug 2016

Tem coisa mais gostosa que pastel? Quentinho, com o recheio derretendo? Não né?

Vou ser obrigada a confessar que o pastel de feira, aquele frito no óleo de mil outros pastéis, é o meu preferido. Mas vamos combinar que não dá pra comer essa gulodice sempre. Na verdade eu como uma vez a cada sei lá quantos meses pois é realmente uma bomba calórica.

 

A solução pra matar a vontade? Fazer a versão assada! Meu pai sempre faz uma versão de pastel assado, só que em outro formato, retangular. Fica delicioso. Hoje eu decidi testar em casa, no formato padrão de pastel mesmo, e deu super certo!

 

Tem algumas versões sobre a criação dessa comida tipicamente brasileira, mas a mais disseminada é a que diz que o pastel é derivado da culinária chinesa. Aí você deve estar aí pensando: "Mas se a descendência é chinesa, por que vemos tantos japoneses donos de pastelarias?". O que acontece foi que na época da Segunda Guerra Mundial, os japoneses tomaram a frente de pastelarias se passando por chineses para que não sofressem o preconceito da época em razão da ligação entre os alemães, italianos e japoneses, inimigos do Brasil nessa guerra.

 

O pastel tomou conta do Brasil e hoje é comercializado em todo canto, recheado com qualquer coisa que sua imaginação mandar, frito no óleo, feito no forno, com sabores salgados e doces. Já é uma tradição das famosas feiras que ocorrem em todas as cidades do país e a especiaria começa a ser exportada e copiada em outros países do mundo. 

 

Está com vontade de comer um pastel mas não quer abusar das calorias? Anote a receita super simples aqui embaixo!

INGREDIENTES:

 

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento
70 g de manteiga
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de leite;
100 gr de creme de leite 
1 ovo 

Tomate

Queijo mussarela ou parmesão

Orégano

Manjericão

 

MODO DE PREPARO:

 

A forma de fazer esse pastel é incrivelmente simples e você pode fazer com qualquer recheio, basicamente com o que tiver em casa. Aqui te ensino uma versão de pastel de pizza.

Misture a farinha, a manteiga, sal e leite. Vá colocando o creme de leite aos poucos até que a massa fique homogênea e desgrude das mãos.

Quando a massa estiver homogênea, leve para a geladeira descansar enquanto prepara o recheio. Como disse, você pode fazer do que quiser, mas sugiro um recheio de pizza, bem tradicional com queijo mussarela ou parmesão ralado, tomate picado, orégano e manjericão.

Abra a massa com um rolo de forma que ela fique bem fina. Use um pires ou qualquer objeto redondo para recortar a massa em um formato redondo. Coloque o recheio e feche no formato de pastel, apertando as bordas com um garfo.

Pincele o ovo por cima dos pastéis e leve para o forno pré aquecido a 180ºC até dourar.

 

RENDIMENTO:

 

10 pastéis

 

DICAS:

 

Você pode rechear seu pastel com o que quiser ou o que tiver em casa. Pode fazer de queijo, de carne, de pizza, de frango e até mesmo de recheios doces. Neste caso, coloque 1/2 colher de chá de açúcar ao invés do sal e recheie com chocolate, morango, banana e canela ou o que sua imaginação mandar!