Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Chutney de Manga com Cardamomo

31 Aug 2016

Dia desses eu comecei mais um curso para aprender mais técnicas e receitas. Dessa vez o curso é no Senac e tem uma formação mais longa. Estou super animada e adorando aprender diversas conceitos e ideias novas, além de testar as receitas na prática interagindo com várias pessoas diferentes.

 

Uma das receitas que fiz e mais gostei até agora foi essa ai de cima, o Chutney de Manga com Cardamomo. Eu até já tinha comido Chutney de manga em uma ocasião, mas não lembrava mais da maravilha que é o gosto disso.

 

O Chutney é uma receita tipicamente indiana e foi levada à tona pelos britânicos no século 19, quando a Índia ainda fazia parte do império do Reino Unido. 

Essa especiaria é feita com frutas ou legumes cozidos com diversos condimentos, vinagre e açúcar mascavo.

 

Essa preparação é uma daquelas que a gente não consegue definir se é doce ou salgada sabe? Na verdade ela tem um gosto agridoce que dá aquele sabor especial para outro prato. Ele pode ser servido com praticamente tudo que imaginar, sendo que o mais costumeiro é servir com uma carne bovina, de frango ou de porco ou então com o pão indiano, o chapati.

 

Na verdade o Chutney é uma carta na manga e você pode servir de várias formas diferentes. Pode servir com uma torrada para aperitivo, pode servir com um lanche de rosbife ou pode servir uma colher dele em cima de um pedaço de carne, fica espetacular.

 

De novo, vale lembrar que o gosto dele é agridoce, então você tem que estar habituado à mistura de doce com salgado e principalmente à incrível mistura de temperos indianos!

 

No caso específico desse Chutney de Manga com Cardamomo te digo que em cima de um pedaço de costelinha de porco fica inexplicavelmente delicioso.

INGREDIENTES:

 

1 manga em cubos pequenos

30 gr de uva passa

1/2 pimenta jalapeño ou dedo de moça sem sementes e sem veias picada

1 dente de alho picado

5 gr de cardamomo em pó

5 gr de gengibre ralado

70 gr de açúcar mascavo

80 ml de vinagre de vinho branco

Sal

Curry

 

MODO DE PREPARO:

 

A preparação é muito simples, basta picar e misturar a manda, uva passa, pimenta, alho, gengibre, cardamomo e o açúcar e levar para a geladeira por algumas horas. Tradicionalmente eles deixam por umas 12 horas para que os sabores fiquem bem apurados, mas se você não tiver todo esse tempo, pode deixar pelo tempo que puder (sendo no mínimo 1 hora) e depois deixar por mais tempo apurando no fogo.

Depois da geladeira, leve para uma panela e acrescente o vinagre, deixando cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

Acrescente o sal e o curry, a gosto, e deixe cozinhar por mais 5 minutos e está pronto.

O ideal é que ele seja servido frio, então retire-o da panela e leve para a geladeira até esfriar.

 

RENDIMENTO:

 

Aproximadamente 10 porções

 

DICAS:

 

Você não precisa mexer a mistura toda hora, pode deixar apurando os sabores, só mexa de vez em quando para evitar que o fundo grude na panela.

Se não tiver deixado o tempo completo de refrigeração, pode deixar a misturando cozinhando por no mínimo 30 minutos.

A ideia é que a manga praticamente se derreta por completo, então você saberá que está chegando no ponto certo quando checar que a manga está quase toda derretida.