Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Bala de Coco Gelada

11 Sep 2016

Tem coisa melhor que relembrar o sabor de infância? De quando você ia na festa de aniversário do seu amiguinho e enchia a mão de balas de coco, aquelas embrulhadas em um papel enorme cheio de pontas? 

Não né? Eu particularmente adoro relembrar esses sabores e fazer releituras de comidas que a gente adorava comer quando era criança.

 

A bala de coco é uma das lembranças mais presentes, dos aniversários dos amigos e das festas de casamento. Eu nunca mais vi essas balinhas nas festas, mas sempre vejo por aí umas versões diferentes dela. Uma delas é a recheada, simplesmente deliciosa, mas bem trabalhosa pra fazer. E outra é essa bem mais fácil de fazer, que a versão gelada da bala.

 

A origem dessa bala é incerto, mas o que se tem certeza é que a receita teve influência do alfenim, um doce de açúcar de origem portuguesa. A ideia é basicamente a mesma, usar açúcar e água e modelar um doce. A diferença é que no Brasil adicionamos o leite de coco. 

Uma lenda diz que a receita foi descoberta em um baú em 1898. A lenda também dizia que as balinhas traziam sorte e felicidade à quem comia. Por isso o motivo delas terem sido introduzidas em datas comemorativas e felizes como aniversários e casamentos. 

 

Não sei se você já viu alguma receita de bala de coco. Não é a coisa mais simples do mundo, mas essa receita também não é nada difícil, pode apostar! É uma versão mais simples e deliciosa, refrescante e geladinha. Perfeita pra comer de sobremesa. 

INGREDIENTES:

 

1 vidro de leite de coco

1 pacote de coco ralado

200 ml de água

1 kg de açúcar

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque em uma panela grande o leite de coco, a água e o açúcar e mexa até tudo se incorporar. Isso ainda frio ok? Sem levar ao fogo. Depois de tudo misturado, leve ao fogo alto e não mexa mais até que forme a consistência de bala mole. 

Quando o ponto estiver certo, jogue a massa sobre um mármore untado com manteiga e deixe esfriar. Depois de frio, pegue as bordas da massa, retire do mármore e fique puxando, esticando a massa até que ela fique branca. A massa fica meio transparante e estará pronta quando ficar branquinha, enquanto você vai esticando e puxando.

Quando a massa ficar branca, faça rolinhos e corte as balinhas com uma tesoura. Coloque em um recipiente e deixe descansar um pouco. Jogue um pouco de leite de coco por cima e polvilhe coco ralado nas balas. Leve para geladeira e suas balinhas estão prontas!

 

RENDIMENTO:

 

15 porções

 

DICAS:

 

Para checar o ponto de bala mole, pegue um pouco da massa da panela e jogue em uma xícara com água, se formar uma bolinha dura, está no ponto certo.

Vá esticando e puxando a massa até que fique branca, quando ficar, está pronta para começar a cortar as balinhas!