SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Bolo de Cenoura com Chocolate

25 Aug 2016

Começo esse post admitindo que parei por alguns instantes só pra olhar essa foto e me lamentar por já ter comido todo o bolo e não ter feito nenhum a mais pra poder repetir essa delícia. 

 

Fazia muito tempo que meu namorado estava me pedindo pra fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Curiosamente eu nunca tinha feito! Sempre adorei comer e ouvia as pessoas dizendo que era uma receita simples, mas ainda não tinha testado pra saber como ficaria a minha versão.

 

 

Segundo o livro "The Professional Pastry Chef", as cenouras eram muito utilizadas na época da idade média em sobremesas e doces pois elas contém uma grande quantidade de açúcar. Naquela época a especiaria era raridade e eles precisavam achar outras formas de obter o açúcar utilizando meios alternativos, como a cenoura por exemplo. 

A origem e a tradição então de se utilizar cenoura pra fazer um bolo vem daí e com o tempo a receita do bolo de cenoura foi se alterando, sendo que cada localidade também acrescenta a sua personalidade na receita.

Por exemplo, nos Estados Unidos a massa dese bolo leva muitas especiarias e a cobertura é feita de cream cheese. 

Por aqui, tiramos as especiarias, colocamos mais cenouras e demos essa cobertura linda, brilhante e saborosa de chocolate! :)

 

Pois bem, demos um jantar especial aqui em casa e decidi que essa sobremesa cairia muito bem com o prato principal. Decidi fazer uma versão pequena, pra ser servida individualmente. Acho mais bonitinho e dá uma sensação de estar em um restaurante mesmo né? Ideia muito bacana pra você usar aí na sua casa quando receber os amigos. 

Pra completar a apresentação, fiz a cobertura de chocolate que podemos dizer que é praticamente um brigadeiro de colher. Ficou espetacular! Eu já tinha visto várias versões desse tipo, em que a cobertura é servida mais líquida, jogando por cima na hora de comer, acredito que por conta da onda de brigadeiro de colher que tomou conta do nosso gosto. 

 

A receita é absurdamente fácil, leva poucos ingredientes e a preparação é basicamente feita no liquidificador e em uma panela para a cobertura. De certo você já tem todos os ingredientes em casa, que tal preparar essa sobremesa pra mais tarde?!

INGREDIENTES:

 

3 cenouras picadas

3 ovos

1 xícara de óleo

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 colher de café de fermento em pó

1 colher de sopa de manteiga

1/2 xícara de leite

130 gr de chocolate ao leite

 

MODO DE PREPARO:

 

Nem preciso dizer né? Receita incrivelmente simples. Prepare a calda primeiro, dissolva o chocolate com a manteiga e o leite, é só colocar em uma panela no fogo e misturar tudo. A calda pode ter várias consistências, eu prefiro ela mais grossinha, então é só mexer até que ela engrosse um pouco. Reserve.

Para a massa, coloque todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo, no liquidificador e bata, acrescentando a farinha aos poucos. Leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC em uma forma untada.

Quando estiver pronto, sirva o bolo e a calda em um recipiente separado. Na hora de comer você pode jogar a calda em cima do bolo.

 

RENDIMENTO:

 

1 bolo

 

DICAS:

 

Faça mini bolinhos pra servir individualmente, fica lindo e refinado!

Essa é a versão com calda em forma de brigadeiro de colher, mas se quiser a versão tradicional em que tem aquela casquinha de chocolate em cima, é só misturar 1 colher de margarina, 1/2 xícara de leite, 5 colheres de achocolatado em pó e 4 colheres de açúcar, levar ao fogo e mexer até engrossar e depois jogar por cima do bolo.