SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Chocolate Quente

23 Aug 2016

Ai ai ai, é muito amor por essa receita! Uma pelo simples motivo que eu vou te ensinar a fazer o melhor chocolate quente que você já tomou. É sério, fica muito, mas muito cremoso. E outra que também vou deixar uma versão mais quente ainda, com um pouquinho de conhaque.

 

Chocolate quente é a minha bebida preferida em dias frios. Os melhores que já tomei foram os de Gramado e os de Paris. E sempre pensei que era impossível de chegar na mesma consistência e mesmo sabor. 

 

Pois bem, depois de algumas tentativas, eis que conseguir chegar bem próximo, pra não ser ousada e dizer igual, às famosas versões vendidas nessas cidades em épocas de alto inverno.

 

Como é sabido, lá atrás na época da descoberta das Américas, o cacau  era tido com um fruto dos deuses, os europeus veneravam o fruto e assim que tiveram contato com ele trataram de levá-lo para para o velho continente. Na época o fruto era apreciado em forma de bebida e foi exatamente assim que os europeus conheceram e se apaixonaram pelo cacau. 

O chocolate quente passou a fazer parte do cardápio tradicional europeu, em especial dos nobres, e logo a mistura se espalhou por toda Europa e ganhou o mundo.

 

Bom, a melhor versão insuportavelmente cremosa de chocolate quente que já tomei na vida foi a da Angelina. A Angelina é uma das casas de chá mais famosas de Paris, tem algumas filiais espalhadas, inclusive uma dentro do gigantesco e famoso Château de Versailles. Mas a filial mais conhecida é a da Rue de Rivoli, uma rua bem movimentada e cheia de lojas. 

A especialidade dessa casa de chá é o Mont Blanc, um doce feito de suspiros e marrom, aqui no Brasil conhecida como castanha portuguesa. Eu juro que não dá pra explicar nada sobre esse doce, nem a consistência, nem o sabor, é simplesmente divino e único. Durante o dia todo formam-se filas para entrar na loja para apreciar esse famoso docinho, que tem uma saída média de 400 unidades por dia, em cada filial!

E junto com o tal do Mont Blanc você faz o que? Toma um Chocolate Quente! Extremamente cremoso e espesso que você praticamente tem que tomar com a ajuda de uma colher.

 

Junto dessa experiência do chocolate quente da Angelina, acrescento o sabor irresistível de um pouquinho de Conhaque na sua bebida. Aí fica perfeito! Essa versão é muito conhecida em Gramado e sempre acho que dá um toque especial pros dias de muito frio. Na rua principal da cidade, a famosa Rua Coberta, a gente pode achar o tal do Choconhaque em vários restaurantes, mas o meu preferido é da Casa da Velha Bruxa. Fica quase em frente ao Palácio dos Festivais, onde acontece anualmente o Festival de Cinema de Gramado, internacionalmente conhecido. 

O ambiente da Casa da Velha Bruxa é charmoso, aconchegante e quentinho, com direito à cobertores em cada cadeira pra você esquentar suas pernas enquanto aprecia as delícias servidas lá. 

 

Ficou com vontade? Corre anotar os ingredientes pra preparar seu Chocolate Quente!

INGREDIENTES:

 

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

80 gr de chocolate meio amargo

1 copo de leite

1 xícara de conhaque (apenas se for preparar a versão Choconhaque)

 

MODO DE PREPARO:

 

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas, lembrando de fazer isso devagar e sempre parando para não queimar o chocolate. Coloque o leite condensado e o creme de leite em uma chaleira e leve ao fogo, acrescentando em seguida o chocolate derretido. Misture até todos os ingredientes se incorporarem. Adicione o leite, mexa mais um pouco e sirva quente. Se estiver preparando a versão Choconhaque, coloque o conhaque no mesmo momento que o leite, mexa e sirva quente.

 

RENDIMENTO:

 

5 porções

 

DICAS:

 

Caso sinta necessidade de deixar o chocolate mais líquido, acrescente mais leite enquanto prepara ainda no fogo. 

Se estiver com viagem marcada para Gramado ou Paris, não deixe fazer uma visita à essas lojas e apreciar essas delícias!

 

A Casa da Velha Bruxa - Avenida Borges de Medeiros, 772 Gramado – RS

 

Angelina - 226 rue de Rivoli 75001 - Paris

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo