SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Dadinhos de Tapioca

19 Aug 2016

 

Chegou a sexta-feira!!! E com ela, a nossa vontade de comer todas as delícias possíveis e imagináveis. Pra hoje eu escolhi uma febre nos barzinhos e restaurantes atuais, os Dadinhos de Tapioca.

 

Não sei na cidade de vocês, mas aqui na minha esse aperitivo só se tornou popular no último ano, até então eu nunca tinha visto em nenhum cardápio.

Os Dadinhos de Tapioca são feitos basicamente de queijo coalho, tapioca granulada e leite. Tem uma preparação incrivelmente simples e normalmente são servidos com uma geleia de pimenta pra realçar ainda mais o sabor.

 

Bom, se você já experimentou esses dadinhos, sabe a delícia que é, se não experimentou certamente ficou com vontade de ver essa foto, certo? E se eu te contar que além de lindinhos e gostosos eles são uma das melhores pedidas como aperitivo?! Pois é, eles são feitos com alimentos muito saudáveis e com certeza são ótimos substitutos da porção de batata frita.

 

Os Dadinhos são feitos basicamente de tapioca granulada e queijo coalho. O queijo coalho é um alimento bem típico do Nordeste do Brasil, presente no famoso Baião de Dois e em diversas outras preparações daquela região. É um queijo bastante saudável, embora contenha alto teor de gordura, previne o câncer, regula o intestino, contém propriedades antioxidantes e possui cálcio, fósforo e outros minerais importantes para nossa saúde.

 

Do outro lado temos a tapioca, já conhecida e presente em praticamente todas as casas brasileiras. A tapioca virou uma aliada poderosa na nossa alimentação nos últimos anos. Substituiu uma alimentação matinal pesada por uma mais leve. É claro, tem muita gente, inclusive eu, que troca até as principais refeições por uma tapioca, mas em sua maioria ela é utilizada no café da manhã. A tapioca é uma excelente fonte de carboidratos, vitamina B9, cobre, manganês e vitamina C. Além disso ela tem função imune, previne doenças cardíacas, alivia a hipertensão, reduz a enxaqueca entre muitos outros benefícios.

 

É claro que juntando todos os ingredientes, acrescentando sal e comendo com algum tipo de molho ou geleia, a gente acaba perdendo um pouco das propriedades, mas ainda assim te garanto que essa é a melhor opção de aperitivo! 

O queijo coalho tem um sabor maravilhoso, marcante, a tapioca dá uma consistência especial e ainda por cima eles ficam crocantes, com uma casquinha grelhada deliciosa e que te faz comer sem parar!

 

Corre anotar os ingredientes e preparar seus Dadinhos de Tapioca pra servir de aperitivo aí na sua casa nesse final de semana!

INGREDIENTES:

 

500 ml de leite

250 gr de tapioca granulada

250 gr de queijo coalho ralado

Sal

Pimenta do reino

 

MODO DE PREPARO:

 

Receita sem mistério nenhum e com um sabor incrível, é só misturar o queijo coalho ralado e a tapioca granulada em um bowl e deixar reservado. Ferver o leite em uma panela com um pouco de sal e pimenta do reino e quando estiver fervido, acrescentá-lo no bowl com a mistura do queijo e a tapioca. Misture bem todos os ingredientes.

Coloque a mistura em uma assadeira funda forrada com papel filme e depois passe papel filme por cima também, encostando o plástico na mistura. Leve para a geladeira por 3 horas aproximadamente ou até firmar a mistura. Corte em quadradinhos e escolha que opção prefere, você pode fritar em óleo quente, colocando os dadinhos imersos no óleo, ou pode colocá-los em uma assadeira e levar para o forno a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Se você tem a fritadeira a ar em casa, pode usá-la que é a melhor opção! 

 

RENDIMENTO:

 

Aproximadamente 40 dadinhos

 

DICAS:

 

Se quiser uma versão mais light, pode trocar o leite pela versão desnatada e o queijo pela versão light, além de fazê-los no forno. Ficam idênticos de sabor e bem menos calóricos

A fritadeira a ar sem dúvida é a melhor opção, deixa a casquinha crocante, com cara e sabor de fritos sem levar nada de óleo, se tiver em casa, prepare seus dadinhos nela.

Sirva com um molho de pimenta para apimentar seus dadinhos e você terá o aperitivo perfeito pro seu final de semana!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo