SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Focaccia

18 Aug 2016

Eu não tenho muito o costume de preparar pães em casa, mas curiosamente essa semana estou inspirada pelas mamas italianas e essa é a segunda receita de pão caseiro só nessa semana. Na segunda-feira eu postei minha receita de Pão de Forma Fit, uma ótima opção pro café da manhã ou lanche da tarde.

 

Hoje quis dividir com vocês uma receita tradicional de um pão rústico italiano. Focaccia é um pão achatado e macio, normalmente coberto apenas com azeite, sal grosso e alecrim. 

Na Itália o pão é consumido em qualquer horário, do café ao jantar e a cidade com mais tradição na preparação da iguaria é Gênova. 

Você já deve ter visto em restaurantes ou filmes italianos o costume de se cortar um pedaço de pão, molhar no azeite e comer, não é? Pois então, o pão é esse aqui, a Foccacia! A ideia é se comer com a mão mesmo se seguindo esse ritual.

 

Por todo o histórico da relação dos italianos com massas e pães, essa receita acaba tendo sua origem totalmente relacionada à este país, mas há um consenso histórico de que na verdade a focaccia tem origem na Grécia antiga. 

Os romanos costumam fazer uma mistura simples de farinha, água, azeite, fermento e sal e levar para assar. Focaccia inclusive é a tradução de cozido sob as cinzas em latim.

 

Naquela época, o pão era o alimento mais precioso do homem e era preparado e servido em cultos religiosos e em grandes festejos. Ligamos receitas como esta diretamente à Itália justamente por ser um país que manteve a tradição de tratar o pão como um alimento sagrado até os dias atuais.

 

 

Olhando bem, a Focaccia lembra muito uma pizza, não é? E a história é essa mesmo, a Focaccia é a ancestral das pizzas e pães achatados que conhecemos e adoramos! Como disse, a Focaccia tradicional leva apenas azeite, sal grosso e alecrim e essa é a receita que vou passar aqui, mas você pode criar o recheio que sua imaginação pedir. 

INGREDIENTES:

 

500 gr de farinha de trigo

150 ml de leite

150 ml de água

10 gr de fermento biológico seco

50 gr de manteiga

20 gr de açúcar

10 gr de sal

Sal grosso

Azeite

Alecrim

 

 

MODO DE PREPARO:

 

A receita da focaccia, como qualquer outro pão, é bem simples e só exige um pouquinho de paciência até chegar na consistência certa.

Misture todos os ingredientes, com exceção do sal grosso, azeite e alecrim, em um recipiente. Você terá que misturar muito bem os ingredientes até a massa fique lisa e desgrude das mãos.

Em seguida sove um pouco a massa para que o fermento possa agir com a farinha.

Deixe a massa descansar por aproximadamente 20 minutos, elas deverão crescer de tamanho ok?

Depois desse tempo, coloque a massa em uma assadeira, abrindo no formato que desejar. Agora você vai abrir pequenos buracos na massa, sem chegar até o final, apenas formando uma "poça", para que possa finalizar com os ingredientes finais. Coloque azeite, sal grosso e alecrim por cima da massa e deixe descansar por mais algum tempo. Enquanto isso pre aqueça o forno a 180ºC. 

Leve para o forno por mais ou menos 30 minutos ou até que fique dourado.

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

Os buraquinhos que fazemos na massa são para o acômodo do azeite, que será incorporado à massa durante o cozimento e deixará sua receita mais macia e saborosa.

A Focaccia é uma ótima opção para ser servida como aperitivo, faça a tradicional, a de tomate e manjericão e uma de tomate, azeitonas pretas e mussarela de búfala e terá uma mesa de aperitivos perfeita!

Não se esqueça de molhar sua focaccia no azeite, faz toda a diferença. E você também pode temperar o azeite com ervas pra deixá-lo ainda mais saboroso.