Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Quiche de Frango

11 Aug 2016

Vou dizer, acho a Quiche uma das receitas mais democráticas de todos os tempos. A massa leva poucos ingredientes e que geralmente já temos em casa e o recheio pode ser feito com praticamente tudo que imaginar, agradando todos os gostos!

 

Estava num dilema aqui em casa, querendo comer algo que desse uma sustância mas sem ser muito pesado e ao mesmo tempo queria aproveitar coisas que já tinha na geladeira, sem precisar sair de casa. Pois bem, juntei meu alho poró que sobrou da receita da Trouxinha de Frango com Alho Poró, meu frango da receita da Coxinha Fit, acrescentei um tomate cereja picadinho e voilà! Recheio perfeito pra uma quiche feito com restinhos que tinham na minha geladeira. No final das contas o recheio ficou delicioso e com certeza vai ficar um prato clássico daqui de casa.

 

 Agora, você sabia que a receita original de quiche é uma que leva como recheio principal bacon?! Se você, assim como eu, gosta desse ingrediente, aposto que ficou com água na boca! O nome dessa receita é Quiche Lorraine e logo mais eu posto aqui no blog pra vocês se deliciarem.

 

A quiche nada mais é que uma torta aberta, que não leva uma cobertura de massa, e que é feita a base de leite, creme de leite, ovos, manteiga e farinha.

Podemos dizer que esse prato tem dupla nacionalidade pois a versão original foi criada em Alsácia Lorena, que hoje faz parte da França mas por muito tempo pertenceu à Alemanha. 

Na verdade a receita é de origem Alemã, mas o prato é tão tradicional na França que acabou virando um clássico e um prato típico do local.

 

A origem do nome Quiche vem de "Küchen", que em alemão quer dizer torta. Na época a região se chama "Lothringen", que em português significa Lorena e em francês Lorraine. Assim que os franceses ganharam a batalha e retomaram a região, trataram de batizar a quiche dos alemães de "Quiche Lorraine".

INGREDIENTES:

 

250 gr de farinha de trigo

125 gr de manteiga

4 ovos

1 colher de água

Sal

1 xícara de leite

1 xícara de creme de leite

100 gr de queijo parmesão

Pimenta do reino

100 gr de frango desfiado

Alho poró

Manjericão

Tomate cereja

 

MODO DE PREPARO:

 

Junte a farinha, a manteiga, 1 ovo, a colher de água e um pouco de sal e misture até a massa ficar homogênea e não grudar mais na sua mão. Sempre lembrando, não se desespere com o ponto, se estiver líquida, coloque mais farinha até que você consiga fazer uma bolinha na mão com a massa e ela não grude mais. Embrulhe a massa e leve a geladeira por 10 minutos. Passado esse tempo, abra a massa e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada de fundo falso, para facilitar a retirada da quiche. Você vai precisar cobrir por completo o fundo e as laterais da assadeira com a massa.

Fure toda a massa que cobre o fundo para que não levante nenhuma bolha durante o cozimento e passe gema de ovo com um pincel para que o recheio não amoleça a massa. Leve ao forno pré aquecido por cerca de 25 minutos.

Em seguida prepare o recheio, coloque em um recipiente os 3 ovos restantes, o leite e o creme de leite e bata com o batedor de arame até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta e acrescente o frango já cozido e desfiado, o alho poró, manjericão, tomate cereja picado e uma pitada de sal e pimenta do reino para temperar e misture tudo.

Cubra o fundo da massa já pré cozido com um pouco do parmesão ralado, depois coloque o recheio e por cima jogue o restante do parmesão.

Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até a superfície ficar totalmente dourada.

 

RENDIMENTO:

 

1 quiche que serve 20 porções

 

DICAS:

 

Como disse, você pode substituir o recheio por qualquer coisa e como sugestão deixo aqui as ideias de fazer quiche de tomate seco e peito de peru, abobrinha, aspargo, bacalhau, espinafre, legumes, shitake, brócolis, e a tradicional de bacon e queijo.

Um dos segredos de uma quiche perfeita é a consistência crocante e sequinha da massa e para isso é essencial que fure a massa, passe a gema e leve para pré assar antes de colocar o recheio, assim você evitar que ele amoleça sua massa.