Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Pão de Queijo e Mandioca

10 Aug 2016

Acho que não existe quem não goste de um pão de queijo quentinho não é? Eu pelo menos sou fã desse lanchinho. Gosto dele tradicional, recheado, com queijos diferentes, com uma manteiga ou requeijão e pra comer no café da manhã ou no café da tarde.

 

Gosto de variar as receitas e sempre testar as tradicionais italianas ou francesas, mas admito que adoro uma receita tipicamente brasileira! Essa é uma delas, receitinha tradicionalmente brasileira, mas precisamente mineira. 

 

Pelos registros históricos, o pão de queijo tem origem no século XVIII, época em que a escravidão tomava conta do país. Era uma tradição da época servir os senhores das fazendas com pão e café. As cozinheiras preparavam os pães com leite, ovos e queijo, ingredientes que eram produzidos na própria fazenda. O única detalhe é que a farinha, que vinha de fora da fazenda, não era de boa qualidade e então elas passaram a utilizar o polvilho na preparação dos pães. 

 

A receita foi se espalhando pelo Brasil e hoje em dia podemos achar o famoso pão de queijo mineiro em vários países!

 

Pois bem, minha mãe vive me lembrando que tem um monte de mandioca congelada que minha avó traz do sítio que ela tem e eu nunca sei o que fazer com a tal da mandioca. 

Essa semana resolvi me aventurar e fui lá na casa da minha avó pra testar com ela essa receita de pão de queijo e mandioca. A mandioca é um alimento maravilhoso e funcional que aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, ajuda a regular o funcionamento do intestino e te ajuda a resistir ao stress!

INGREDIENTES:

 

2 xícaras de mandioca cozida e moída

2 ovos

2 colheres de óleo

2 xícaras de queijo parmesão ralado

2 xícaras de polvilho doce

3 colheres de leite

Sal

 

MODO DE PREPARO:

 

Não tem nada mais simples que esse pão, é só misturar todos os ingredientes com exceção do leite. Misture tudo até formar uma massa homogênea. Acrescente o leite aos poucos pra não ficar muito aguado e misture. Se a massa estiver ainda muito úmida e não estiver no ponto de conseguir pegar com a mão sem que grude, coloque um pouco mais de polvilho e misture. Pode colocar polvilho até chegar no ponto em que desgruda da mão.

Aí é só fazer bolinhas do tamanho que desejar seu pãozinho, colocar em uma forma untada, jogar um pouco de queijo parmesão por cima para dar um douradinho extra e levar pro forno a 200ºC até ficarem prontos. 

 

RENDIMENTO:

 

12 pãezinhos

 

DICAS:

 

Como qualquer pão de queijo o ideal é que seja servido assim que sai do forno! Sirva com um pouco de manteiga ou requeijão, fica delicioso.