SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Hambúrguer com Ovo

4 Aug 2016

Final de semana chegando e, pra variar, minha cabeça já começa a matutar comidas bem engordativas pra comemorar esses dois dias lindos em que a gente pode festejar, comer bem e ficar juntinho de quem a gente gosta.

 

Eu sou complemente viciada em hambúrgueres. Admito, é meu ponto fraco. É sempre minha primeira escolha quando quero sair pra comer alguma coisa diferente. Agora, tenho que falar, é uma delícia fazer hambúrguer caseiro, pode colocar os ingredientes que quiser e fazer as combinações que imaginar.

 

Eu tenho uma receita tradicional de hambúrguer que sempre faço que é muito especial. Leva cerveja e mostarda no tempero, fica muito saboroso e pode ser feito com várias carnes.

Aí resolvi testar essa mesma receita acrescentando um ingrediente que vai muito bem com um hambúrguer e que é um queridinho nas mesas dos brasileiros, o ovo frito!

 

Eu nunca tinha visto essa versão e acho que jamais ia imaginar fazer dessa forma. Quem me deu essa ideia foi uma super amiga, praticamente irmã, mas na versão que ela tinha visto o hambúrguer ia para o forno. Eu resolvi fazer na frigideira mesmo e deu super certo. Ah e Miga, fico te devendo essa receita tá? Logo logo faço pra você experimentar :)

 

Se você simplesmente fritar um ovo e colocar em cima da carne, já ficará uma delícia, concorda? Mas que tal fazer como essa receita e além de tudo ficar com uma apresentação linda dessas?

No modo de preparo te conto como fazer, mas a ideia é fazer um buraco no meio do hambúrguer pra que possamos fritar o ovo nesse lugar. O ovo se mistura um pouco com o hambúrguer, dá um sabor todo especial e ainda fica com essa cara linda, que eu nem tive coragem de colocar no pão. Preferi servir com salada e batata frita com alecrim, sal e alho.

Servindo no pão ou com salada, corre pegar os ingredientes e preparar uma noite do hambúrguer ai na sua casa!

INGREDIENTES:

 

½ kg de carne moída da sua preferência

Sal

Pimenta do reino

Azeite

Limão

Cerveja

Mostarda

Ovo

 

MODO DE PREPARO:

 

Misture um pouco de sal, pimenta do reino e um fio de azeite na carne moída. Mexa bem para temperar a carne toda. Aí vem os toques especiais que fazem esse hambúrguer ficar delicioso. Esprema um pouco de limão, mais ou menos ¼ de um limão, coloque aproximadamente 50 ml de cerveja e misture muito bem. Lembrando que essa quantidade é para uma receita que rende 4 hambúrgueres bem grandes. Se você estiver fazendo uma quantidade menor, diminua esses temperos líquidos para não deixar o hambúrguer líquido demais ok? Pode ir dosando a olho mesmo. E por fim, coloque a mostarda, na quantidade que você gostar desse ingrediente. Misture tudo, coloque em um recipiente redondo em que possa modelar no formato de um hambúrguer. Coloque bastante carne porque o hambúrguer tem que ser alto pra poder caber o ovo dentro. Coloque em um prato, pegue um copo, pressione bem no meio até que fique a marca da borda do copo na carne, retire essa bolinha de carne e você terá um buraco no meio do hambúrguer.

Esquente um pouco de azeite em uma frigideira e coloque o hambúrguer, com uma espátula e muito cuidado para não desmanchar. Depois de uns 2 minutos, a parte de baixo já estará pronta. Com a espátula, pegue o hambúrguer pela parte de baixo. Na teoria seria só virar, certo? Mas para evitar que ele quebre, tire a frigideira do fogo e vire ela ao contrário encostando a parte que quer dourar de seu hambúrguer apoiado na espátula. Aí é só desvirar a frigideira e pronto.

Quando estiver pronto, quebre o ovo e coloque-o delicadamente no buraco do hambúrguer. Deixe fritar um pouco e coloque a tampa na frigideira para que a gema cozinhe e pronto!

 

RENDIMENTO:

4 hambúrgueres

 

DICAS:

Antes de fritar, passe um pouco de azeite na palma da mão e passe o hambúrguer pra que ele fique levemente molhado. Isso vai evitar que grude tanto na frigideira.

Quando for colocar o ovo para fritar, faça com muita calma para que a gema entre certinho no buraco.

</