SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Coxinha Fit

2 Aug 2016

Quem não ama as coxinhas de frango que tem presença obrigatória em qualquer festinha de aniversário? Elas são crocantes, recheadas, apetitosas, quentinhas e ... incrivelmente calóricas! Você sabia que apenas uma unidade dessa queridinha tem aproximadamente 240 calorias? E alguém me diz, tem como comer uma só? 

 

Antes de qualquer coisa, eu só queria dizer que eu sou uma amante de gordices. Sim, eu amo coxinha, chocolate e hambúrguer. Sim, eu uso farinha de trigo, fermento e açúcar. Porém, uso esses ingredientes com uma frequência infinitamente menor do que antes. Hoje eu prefiro fazer trocas inteligentes e saudáveis como utilizar a farinha de arroz ao invés da farinha de trigo, por exemplo, e manter uma alimentação bacana na maior parte do tempo. Minha saúde agradece e eu não fico com tanto peso na consciência quando realmente tenho vontade de preparar algo mais pesado.

 

Pois bem, isso não significa que a gente precisa se privar de comer coisas gostosas, como uma coxinha quentinha dessas aí da foto. Vez ou outra, teremos vontade de comer aquela bem tradicional, frita em óleo, recheada com catupiry, daquelas que a gente come no barzinho ou na lanchonete perto de casa, e tá tudo bem! Mas, se bater a vontade de comer essa delícia e você estiver no meio de uma dieta, essa receita é a solução perfeita!

Você pode utilizar ingredientes diferentes, inclusive para a massa, dependendo do quanto quer economizar com as calorias. Eu fiz as coxinhas com batata, mas você pode utilizar mandioca ou batata doce, depende também da sua escolha já que cada uma delas tem valores nutricionais diferentes. Eu mantive a batata pra realmente não alterar o sabor e a simples troca de fazer no forno ao invés de fritar, já baixa pela metade (exatamente a metade) a quantidade calórica desse alimento!

 

Corre anotar os ingredientes e preparar uma porção gostosa e bem mais light desses salgadinhos!

INGREDIENTES:

 

1 batata média

1 filé de peito de frango desfiado

1 tomate sem pele e sem sementes picado

1 dente de alho

1/2 cebola picada

1 colher de requeijão light

Azeite

Sal, pimenta e outros temperos da sua preferência

Farinha de rosca

 

MODO DE PREPARO:

 

Em uma panela, doure o alho e a cebola com um pouco de azeite. Acrescente o frango já cozido e desfiado, coloque o tomate e tempere com sal, pimenta e quaisquer outros temperos que você gostar.

Deixe refogar um pouco e acrescente o requeijão light. Misture e deixe reservado.

Cozinhe a batata até ficar amolecida e você conseguir fazer um purê. Amasse e tempere com um pouco de sal.

Pegue uma quantidade pequena e faça uma bolinha na palma da mão. Abra cada bolinha pra poder colocar o recheio no meio. Feche no formato da coxinha (primeiro dos lados, depois embaixo e por última a pontinha de cima), empane na farinha de rosca, coloque em uma assadeira e leve ao forno até dourar.

 

RENDIMENTO:

 

8 coxinhas pequenas

 

DICAS:

 

Existem outras formas e receitas de preparar uma coxinha magrinha, essa é a minha preferida pois não alterar o sabor. Mas se você estiver em uma dieta funcional, praticando exercícios, pode substituir pela batata doce. Ela tem uma absorção mais lenta e você vai se sentir saciado por mais tempo. 

Você também pode substituir a farinha de rosca pela farinha de linhaça, que tem alto valor nutritivo e também sacia a fome.

Se você tiver a fritadeira sem óleo, aquela que usa o ar pra fritar, pode usá-la que suas coxinhas vão ficar crocantes e douradinhas.