SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Frango à Cordon Bleu

22 Jul 2016

Esse franguinho com nome famoso é bem conhecido e já tem até marcas de congelados vendendo a versão pronta nos supermercados. Mas, como eu gosto mesmo é de colocar a mão na massa, resolvi testar essa receita aqui em casa. O mais bacana dessa receita é que ela leva ingredientes baratos e que de repente você já até tem aí na sua casa. 

 

Se você adora gastronomia, nem que não saiba o que quer dizer, provavelmente já ouviu a expressão "Le Cordon Bleu" por aí, certo?

A Le Cordon Bleu é uma das maiores escolas, senão a maior, de gastronomia do mundo. Original da França, hoje já conta com inúmeras unidades espalhadas pelo mundo.

Todo mundo que ama culinária, sonha em entrar nessa escola, inclusive eu :)

 

O nome da escola tem uma origem bem antiga. Antigamente havia uma ordem francesa de cavaleiros em que os mais relevantes eram destacados com uma fita azul. Esses cavaleiros eram famosos por proporcionar grandiosos banquetes recheados de comida de excelente qualidade. Esses banquetes levavam o nome de "cordon bleu" que com o tempo passou a ser sinônimo de comida bem preparada.

 

Essa expressão passou a ser utilizada por uma revista de culinária francesa, que logo virou um guia para os chefs e depois se tornou essa enorme escola de culinária mundialmente conhecida.

 

Pois bem, eis que então alguns pratos, e não só esse frango, levam a expressão "cordon bleu", algo como a forma de preparação, sabe? Podendo ser interpretado como fazer uma comida de excelente qualidade ou fazer a preparação conforme ensinado pela escola.

 

A boa notícia é que a escola tem diversos livros em que eles ensinam tudinho, com fotos e explicações muito bem feitas, assim você pode aprender as melhores técnicas dessa renomada escola francesa aí da sua casa!

 

Dois deles são os mais completos, com muitas receitas e técnicas da escola. Vou deixar aqui o link direto da Saraiva nos dois principais livros, é só clicar no nome deles!

 

Le Cordon Bleu - Técnicas Culinárias Essenciais

 

Le Cordon Bleu  Todas As Técnicas Culinárias

INGREDIENTES:

 

2 filés de peito de frango

100 gr de mussarela

50 gr de presunto

Sal

Pimenta do reino

Farinha de trigo

Farinha de rosca

3 ovos

Óleo (dá uma olhada nas dicas se não quiser fritura com óleo)

 

MODO DE PREPARO:

 

Abra o peito do frango sem cortar por inteiro, precisamos de filés finos e de um tamanho bom pra poder enrolar.

Tempere com sal e pimenta dos dois lados, recheie primeiro com presunto e depois o queijo por cima. Enrole bem formando tipo um rocambole e feche com palitos de dente pra não correr o risco dele abrir e escapar o recheio.

Passe na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca para empanar. 

É só colocar no óleo quente e voilà! Se quiser outra opção de preparo, olhe as dicas!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

Aqui em casa eu só uso aquela fritadeira sem óleo, que usa o ar para fritar sabe? Se você tiver uma dessas em casa, pode colocar o franguinho lá e colocar em temperatura alta até dourar totalmente por fora.

Se não tiver essa fritadeira e não quiser utilizar o óleo, pode colocar os frangos no forno! Nesse caso, para garantir a crocância, utilize a farinha Panko (facilmente encontrada em mercados ou lojas de produtos japoneses) para empanar!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo