SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Creme de Cebola com Bacon

22 Jul 2016

Aqui em São Paulo está um frio, mas um frio, de congelar o pensamento! E nada melhor que uma sopa bem cremosa pra aquecer esses dias de inverno. 

Eu adoro pratos elaborados, mas confesso, também sou apaixonada por sopas e cremes. As receitas costumam ser fáceis de preparar e normalmente elas possuem um valor nutritivo bacana se forem feitas com legumes variados.

 

Em Paris a Sopa de Cebola Gratinada é um clássico. Tem em todos os bistrôs e restaurantes e a receita original leva vinho branco, caldo, manteiga, farinha, queijo cebola e alguns temperos. Nessa versão, as cebolas são caramelizadas, e por cima vai muito queijo pra gratinar. As cebolas ficam em fatias mesmo, elas fazem parte da sopa, você dá um colherada e ela vem cheia de cebola com o caldo e o queijo gratinado. É bem saborosa e qualquer dia posto a receita aqui também, mas quem ganhou meu coração na última viagem foi essa aí da foto.

 

É uma versão cremosa sopa, na verdade é uma versão em creme mesmo. Vai bastante cebola também e o gosto é bem parecido, mas a diferença está na consistência, essa é servida em forma de creme, só líquida, normalmente com alguns complementos por cima dando outro gostinho maravilhoso.

 

Essa foi minha entrada em um dos meus restaurantes preferidos em Paris, o Le Christine. O restaurante é um encanto, os garçons são simpáticos, a cozinha é de vidro, então você pode dar uma espiadinha, o ambiente é muito charmoso e a comida.. ai, a comida. É deliciosa, bem preparada, muito bem apresentada e incrivelmente saborosa. 

 

Essa receita é prática, quentinha e saborosa. Que tal imitar o Chef do Le Christine e preparar esse creme pra aquecer sua noite?!

INGREDIENTES:

 

5 cebolas grandes

3 colheres de manteiga

3 batatas

Caldo de legumes (receita aqui)

1 colher de azeite

200 ml de creme de leite

Sal

Bacon

 

MODO DE PREPARO:

 

Derreta a manteiga e o azeite em uma panela grande, acrescente as cebolas fatias e mexa para que elas amolecam por completo.

Depois de amolecidas, retire do fogo, bata no liquidificador até virar um creme e reserve.

Cozinhe as batatas com mais ou menos 2 de água e o caldo de legumes. Depois de cozidas, coloque as batatas com um pouco da água do cozimento no liquidificador e bata até virar um creme.

Volte para a panela grande e coloque o creme da cebola e o creme da batata, misture e coloque um pouco de sal e cheque se está do seu gosto.

Deixe a mistura engrossar um pouco e vá verificando se é necessário colocar um pouco mais do caldo de legumes, caso os cremes tenham ficado muito grossos.

Quando engrossar, pode desligar, acrescentar o creme de leite, mexer bem e está pronto seu creme.

Sirva com pedaços grandes e pequenos de bacon por cima.

 

RENDIMENTO:

 

6 porções

 

DICAS:

 

Corte duas fatias de bacon e o restante corte em pedacinhos, frite na frigideira e coloque por cima, como está na foto. Acrescente pedacinhos de cogumelo porcini cozidos e um pouco de broto de alfafa e seu creme estará igualzinho o do Le Christine!

Se gostar de bacon, pode colocar alguns pedaços durante a finalização na panela para dar um gostinho.

E se estiver indo à Paris, anote o endereço do restaurante, você vai se apaixonar!

Le Christine1 Rue Christine, 75006 Paris, França