SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Flatbread

18 Jul 2016

Aqui em casa, domingo é o dia oficial da Pizza! Nunca consigo resistir à essa maravilha. Faz um tempo já, passei a fazer as pizzas, acho mais divertido escolher os recheios que mais gosto e criar versões diferentonas!

 

Só tem um detalhe. Não sei se você já fez massa de pizza, mas demora pra ficar pronta viu?! Você tem que produzir a massa, sovar eternamente e depois ainda deixar descansando. A massa de pizza tradicional leva fermento e por isso precisa dissolvê-lo no açúcar, depois acrescentar na mistura com farinha de trigo, sovar e deixar descansar para crescer.

Se você gosta de uma massa mais fofa e grossa, tem que fazer a versão tradicional mesmo. Mas se você é como eu e adora uma massa fina e crocante, a receita do post de hoje é sua salvação!

 

Vou dizer a verdade, eu não conhecia essa massa. Meu namorado que me pediu pra descobrir a receita, ele tinha comido uma vez em um restaurante e gostou da crocância desse pão.

Sim! Ele é um pão! O próprio nome já diz, Flatbread significa Pão Chato, em inglês.

 

O Flatbread é um pão com massa fininha e crocante que não leva fermento. É um pão típico dos países Árabes e Asiáticos, por lá eles comem com Homus, Babaganuche ou Curry, sendo que algumas receitas levam temperos direto na massa ou são feitas com grão de bico.

 

A versão tradicional é a que vou deixar aqui pra vocês, feita apenas com farinha de trigo, azeite, sal e água!

   

INGREDIENTES:

 

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café de sal

Água morna

 

MODO DE PREPARO:

 

Não tem segredo pra fazer essa massa, é só misturar a farinha, o sal, o azeite e ir colocando a água morna até chegar no ponto de desgrudar das mãos.

Você saberá que está no ponto certo quando a massa não estiver mais grudenta, quando sair por completo da sua mão.

Como falei, não precisa deixar a massa descansando pois não vai fermento, mas é importante sovar um pouco apenas para que todos os ingredientes se juntem por completo, coisa de 1 ou 2 minutos amassando.

 

Divida a massa conforme o tamanho da pizza que desejar fazer e abra com um rolo. Você pode fazer em formato redondo, quadrado ou rústico.

Agora a parte mais legal, recheie com o que a sua criatividade mandar.

Coloque no forno pré aquecido e deixe até perceber que dourou nas bordas. Cheque até o ponto em que a massa fica crocante e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

2 massas pequenas

 

DICAS:

 

Se não quiser usar o forno, pode fazer essa massa na frigideira! Doure a massa de um lado e quando for dourar do outro, coloque o recheio e tampe a frigideira para que derreta.

Eu fiz essas duas versões como se fossem pizza, você pode fazer o mesmo e rechear com qualquer coisa que gostar. Nessa versão fixa perfeita para servir como aperitivo, a massa fica incrivelmente crocante e fininha, pra comer com a mão mesmo, corte em pedações pequenos e sirva quente ou frio, dependendo do recheio!

Você também pode fazer uma versão só com a massa e servir com algum patê, chilli, maionese ou pasta.

Por fim, pode acrescentar alguns temperos na massa, como pimenta do reino e limão, por exemplo, e servir como se fossem crostatas italianas.