SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Espaguete com Camarão e Salada Siciliana com Erva Doce

14 Jul 2016

O post de hoje é especial! Quis aproveitar a passagem do Jamie Oliver pelo Brasil e também a onda de nas quintas-feiras postar alguma foto antiga pra relembrar algum momento marcante, a tal da #TBT, ou Throwback Thursday, que traduzindo pro português seria algo do tipo Quinta-Feira de Retrocesso, pra contar pra vocês qual foi meu primeiro prato de todos os tempos.

Foi esse aí de cima! Confesso, não me lembro certinho da data, mas é velha, podem reparar pela qualidade da foto que é bem ruinzinha :)

 

Bom, o prato é um Espaguete com Camarão e Salada Siciliana com Erva Doce, que na verdade na receita do Jamie é Linguine, um outro tipo de massa. Complexo pra quem foi testar os dotes culinários pela primeira vez né? A ideia foi reproduzir um prato do Jamie, usando ingredientes mais fáceis e acessíveis no Brasil. Ele é o motivo de eu me interessar por cozinhar, lembro de assistir os programas e ficar absolutamente hipnotizada pela simplicidade com que ele cozinhava. Passava minhas tardes de sábado imersa no mundo divertido, colorido e criativo que o Jamie criava em seus shows. Até hoje sou fã desse Chef, adoro que ele pega tudo com a mão, que ele se suja, faz bagunça na cozinha e espirra limão por tudo e em tudo! 

 

Tendo experiência ou não na cozinha, os livros do Jamie Oliver são ótimas aquisições. As fotos são lindas, as explicações são fáceis e as receitas são práticas e deliciosas!

Essa foto aqui embaixo é da receita do livro que me inspirou a fazer esse prato!

 

O livro é o "15 minutos e Pronto". E a ideia é essa aí mesmo que você pensou, fazer pratos que levem no máximo 15 minutos de preparação. Juro que parece impossível, mas sempre deu certo comigo. Aliás essa era uma brincadeira que eu adorava fazer, colocar um timer pra contar certinho quanto tempo levava :)

Nesse livro o Jamie dá dicas de ingredientes e utensílios que não podem faltar na casa de quem cozinha, descreve quais são os grupos de alimentos, como equilibrá-los e como é possível ter uma alimentação saudável de comida "de verdade", como ele diz.

São 287 páginas cheias de receitas maravilhosas! Já peguei o link direto do livro na Saraiva, clica nele aqui embaixo para comprar e sair testando as receitas do Jamie!

 

Clique aqui para acessar o livro 15 minutos e Pronto do Jamie.

 

INGREDIENTES:

 

320 gr de espaguete

1 pimenta dedo de moça

Canela em pó

Açafrão

360 gr de camarão grande, sem casca

1 dente de alho

500 gr de molho de tomate

2 limões sicilianos

30 gr de queijo parmesão

2 ramos de manjericão 

1 bulbo de erva doce

1/2 coração de salsão

1 maço de hortelã

 

MODO DE PREPARO:

 

Para a salada, coloque bulbo de erva doce, o coração do salsão, as folhas de hortelã e 1 limão siciliano inteiro no processador e deixe fatiar até que fique em pedaços médios. Passe para um tigela e tempere com azeite, sal e pimenta.

 

Para o molho, coloque um fio de azeite em uma frigideira e frite o alho espremido, acrescente a pimenta dedo de moça, os camarões e deixe grelhar um pouco. Depois coloque o molho de tomate de sua preferência, acrescente a canela e o açafrão e deixe ferver um pouco.

 

Para a massa, coloque o espaguete em uma panela grande, cubra com água fervente e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. 

 

Por fim, esprema o suco do limão siciliano na frigideira do molho, transfira o espaguete cozido direto para a frigideira e rale o parmesão e misture. 

Passe a massa para uma travessa, decore com o manjericão e sirva com a salada.

 

RENDIMENTO

 

4 porções

 

DICAS:

 

Como disse, eu adaptei a receita para ficar mais fácil de fazer. O bulbo de erva doce e o salsão parecem difíceis, mas são fáceis de achar em mercados naturais. Antes de comprar, cheire e até prove um pedacinho desses dois itens, eu adoro e eles são maravilhosos, mas vale a pena testar se agrada seu paladar!

Antes de começar qualquer coisa, coloque a massa para cozinhar, enquanto ela ferve você vai fazendo as preparações, assim consegue fazer a receita nos 15 minutos! :)