SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Petit Gâteau de Chocolate com Recheio de Caramelo

11 Jul 2016

 

Tem coisa mais gostosa que um Petit Gâteau de chocolate quentinho?

Tem! Essa receita do bolinho de chocolate recheado de caramelo!

 

Ontem estava com vontade de fazer uma sobremesa e fiquei pensando por horas o que eu podia fazer que não fosse tão difícil mas tivesse um sabor especial. Escolhi essa maravilha de receita, deu super certo e difícil mesmo foi controlar a vontade de comer todos os bolinhos de uma vez só!

 

O Petit Gâteau tradicional é um bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso, servido normalmente com sorvete. 

 

Pra variar, como várias receitas famosas, a criação oficial dele é controversa. Existem várias versões sobre o surgimento dessa sobremesa. A única unanimidade entre as versões é de que a receita saiu das mãos de um Chef frânces. Alguns dizem que foi um erro de Jean-Georges Vongerichten, outros dizem que a receita é de Michel Bras e há ainda a versão do Erick Jacquin, jurado do Masterchef Brasil, que afirma categoricamente que, apesar da existência de receitas similares na França, ele foi o criador da versão que conhecemos por aqui, sendo também o responsável pelo nome do doce, Petit Gâteu.

 

Bom, fato é que, a sobremesa é muito famosa em vários países do mundo e é uma tradição na França.

Agora, quero ver você chegar em um restaurante em Paris e encontrar essa sobremesa no cardápio. Impossível! Sabe o motivo? O nome Petit Gâteu foi dado aqui nas Américas, sendo uma tradução literal de Pequeno Bolo. 

O nome do bolinho na França é fondant au chocolat ou moelleux au chocolat. Essas são as duas formas mais comuns de acharmos a sobremesa em restaurantes no país.

 

Se estiver por lá e quiser experimentar a versão francesa dessa sobremesa, já sabe que nome buscar no cardápio! 

INGREDIENTES:

 

150 gr de chocolate 

150 gr de manteiga sem sal

70 gr de farinha de trigo

300 gr de açúcar

3 ovos

150 ml de creme de leite

Cacau em pó 

 

MODO DE PREPARO:

 

Você pode utilizar outro recheio, como doce de leite, por exemplo, mas eu quis fazer com caramelo, é bem fácil e eu acho mais gostoso.

Coloque 150 gr de açúcar na panela e deixe aquecer. Quando todo o açúcar tiver derretido, acrescente o creme de leite e vá mexendo. No começo vai formar bolhas de fervura, continue mexendo até que não tenha mais nenhuma bolinha de açúcar e esteja uma mistura homogênea.

Leve a mistura para a geladeira para ficar mais firme enquanto você preparar os bolinhos.

 

 

Derreta o chocolate com a manteiga, você pode derreter em banho maria ou no microondas. Depois de derretido, acrescente a farinha de trigo e os outros 150 gr de açúcar. Por fim, adicione os ovos e mexa até que vire uma mistura totalmente uniforme.

 

Coloque em forminhas untadas com manteiga e cacau em pó e leve para a geladeira por uns 40 minutos. 

Após, recheie os bolinhos com o caramelo. Você pode utilizar um saco de confeiteiro, é bem mais fácil. Eu não tinha aqui em casa e contei com a ajuda de colheres e meu namorado pra fazer isso. Não foi tão difícil e foi divertido!

 

Leve para o forno pré aquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

6 bolinhos (dependendo da forma, claro)

 

DICAS:

 

 

Utilize o cacau em pó para untar para que o bolinho continue com a cor de chocolate, se colocar farinha de trigo, vai ficar branco.

Você pode alterar a quantidade de açúcar que vai no bolinho, pode colocar um pouco menos se não gostar de sobremesas tão doces.

O tempo de cozimento perfeito depende de cada forno, mas 15 minutos é um padrão, preste atenção nas bordas, está pronto quando elas estiverem cozidas, mas o meio ainda estiver com aspecto de cremosidade.