Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Risoto de Limão Siciliano na Cestinha de Parmesão

6 Jul 2016

 

Definitivamente essa foi minha melhor receita de risoto de todos os tempos. Estava com vontade de comer esse clássico italiano e queria preparar com mais queijo parmesão que o normal.

Como o parmesão é forte e rouba o sabor das preparações se usado em grande quantidade, resolvi fazer uma cestinha pra receber o risoto e ser comido juntinho!

Ficou espetacular, a combinação do limão siciliano e do queijo parmesão realmente merece ser experimentada.

 

Me sinto na obrigação de alertar vocês pra, por favor, não fazerem essa receita se não forem muito fãs de limão! Confesso que já preparei para algumas pessoas que fizeram cara feia na primeira garfada, rs

A questão é gostar ou não de limão, daquele azedinho característico dele. Se você gosta, pode fazer que vai se apaixonar! 

Além do mais, é só pegar leve na quantidade de suco usada e também caprichar no parmesão.

 

O Risoto é um prato italiano clássico, criado em 1574 por Valério de Fiandra, o responsável pelos vitrais da catedral Duomo di Milano, na Itália.

Tem várias versões de como o risoto foi criado por ele, uma de que ele deixou cair um pedaço de açafrão na preparação do almoço de festa de casamento de sua filha, outra em que ele usava o pigmento nos vitrais e por descuido, deixou cair em sua comida e outra ainda que um de seus estudantes de arquitetura era atormentado por Valério pois costumava usar pigmentos de açafrão nos vitrais e como revide, fez com que um dos cozinheiros colocasse o tempero na comida do casamento da filha do Mestre. 

Seja qual for a versão oficial, fato é que o primeiro risoto foi de açafrão e foi criado de forma totalmente acidente!

 

Diferente do que muitas pessoas pensam, é bem fácil de fazer o risoto, juro! Já perdi a conta de quantas amigas eu ensinei a fazer. É claro que precisa de um pouquinho de prática até se acostumar com o tempo de preparação, mas até aí é só preparar o prato várias vezes e ir testando, aposto que ninguém vai achar problema nisso :)

INGREDIENTES:

 

1 colher de manteiga

½ cebola cortada em pequenos cubinhos

½ dente de alho picadinho

1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli

1 xícara de vinho branco

Suco de 2 limões sicilianos

600 ml de caldo de legumes (receita aqui)

200 gr de parmesão ralado

 

 

MODO DE PREPARO RISOTO:

 

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, acrescente o suco dos limões e mexa até sentir que ele se dissolveu com os demais ingredientes.

Agora é hora de começar a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando o risoto estiver no ponto, desligue o fogo e coloque 50 gr de parmesão ralado para finalizar!

 

MODO DE PREPARO CESTINHA DE PARMESÃO:

 

Você vai utilizar aproximadamente 75 gr de parmesão ralado para cada cestinha. Coloque o parmesão em um frigideira antiaderente, de forma de fique um círculo de queijo, como fazemos com a tapioca, sabe?

Deixe aquecer, o queijo precisa derreter e se fundir pra formar uma crosta única, mas não pode demorar muito para não tostar demais. 

Quando você perceber que as bordas estão ficando douradas, comece a passar uma espátula por baixo das bordas, para ir descolando a crosta da frigideira.

Quando tiver descolado todo o queijo, coloque imediatamente em cima de um recipiente pra dar essa forma de cesta, pode ser um copo virado ao contrário, por exemplo.

Pressione pra pegar a forma e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! :)

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!

Faça as cestinhas de parmesão antes de começar a preparação do risoto. O manuseio precisa ser muito rápido senão o queijo endurece e você não conseguirá fazer as forminhas!