SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Caldo de Legumes

6 Jul 2016

 

Muita gente pode achar que dá trabalho fazer o próprio caldo de legumes para uso em risotos, mas eu te garanto que não é tão difícil assim, além de ser incrivelmente mais saudável.

 

Depois que eu percebi a diferença que faz no sabor, passei a fazer meu próprio caldo e hoje já não vejo mais segredo, faço em grandes quantidades e congelo para usar outro dia (dica!).

 

O caldo, também chamado de fundo, é a base líquida para receitas como sopas, molhos, risotos, e é ele o responsável por todo o sabor dessas preparações.

 

A parte bacana é que você pode fazer o caldo com o que tiver na geladeira, não existe uma receita padrão. Porém, a versão clássica leva duas coisas básicas, o mirepoix e o bouquet garni.

Complicou? Calma, eu explico! Mirepoix é uma mistura vegetais cortados em cubinhos, ou Brunoise. A base mais comum é a de cebola, cenoura e aipo. Essa mistura pode ser utilizada como base para praticamente qualquer preparação. Bouquet Garni é um conjunto de ervas aromáticas amarrados e que tem como finalidade temperar receitas como caldos, bases e molhos. É um ramalhete de várias especiarias que pode ser feito com ramos de salsinha, cebolinha, tomilho, orégano, alecrim, louro, e quaisquer outras ervas. Amarre todas as ervas que desejar e coloque na panela durante o cozimento do alimento.

Quer saber mais sobre o dicionário gastronômico francês? Clica aqui!

 

Ou seja, você vai precisar montar uma combinação básica de vegetais e aromáticos, mas sempre da sua preferência ou com o que tiver em casa, não tem segredo. Se o caldo for para uma canja, por exemplo, pode acrescentar pedaços de frango e assim por diante com carnes e peixes.

 

Anota as instruções aqui embaixo e corre preparar seu caldo!

INGREDIENTES:

 

1 kg de legumes variados conforme sua preferência – cenoura, tomate, cebola, alho poró, salsão

3 dentes de alho

1 bouquet garni 

4 litros de água

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com a água.

Deixe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. É importante manter em uma temperatura em que a água não borbulhe, mas sim cozinhe os ingredientes até que fiquem macios, mas ainda inteiros.

Vá retirando qualquer resíduo de espuma que possa formar durante o cozimento.

Coe para separar os ingredientes do líquido. 

Utilize a quantidade para preparar sua receita e o restante guarde, depois de resfriado, em potinhos no congelador para uso posterior.

 

RENDIMENTO:

 

2 litros de caldo

 

DICAS:

 

Lembre-se, a receita acima é de legumes, mas você pode preparar o caldo de carne, aves ou peixes. É só acrescentar o ingrediente que desejar e diminuir a quantidade de legumes ok?

Guarde o caldo em potinhos menores para utilizar quando quiser, se fechado corretamente dura até 3 meses no congelador.

Você pode utilizar cascas de legumes que usou em outras preparações junto com os demais ingredientes para preparar seu caldo, assim você evita muito desperdício de alimento.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo